domingo, 19 de outubro de 2008

Ser um exemplo.

As pessoas sempre estão em busca de um exemplo, alguém pra se espelhar, alguém para seguir os passos.
Quando somos pequenos, nossos exemplos são as outras crianças, a tendência é fazermos o mesmo que elas, sendo isto certo ou errado. Quando vamos a escola, procuramos no professor um exemplo, esperamos que ele saiba tudo sobre o que deveria nos ensinar, esperamos que ele não erre. Na igreja, o pastor tende sempre a ser o exemplo ao qual devemos seguir, esperamos que ele seja perfeito, esperamos que ele siga a bíblia do início ao fim e sempre tenha resposta aos nossos questionamentos. Na bíblia, encontramos o melhor de todos os exemplos de conduta Jesus Cristo. E em nossa família, sempre tendemos a copiar as atitudes dos nossos pais.
Nessas últimas semanas tenho tido alguns problemas, me tornei um exemplo para algumas pessoas. Quer dizer, estou próxima de algumas pessoas que esperam que eu seja um exemplo.
Já tentou ser um exemplo? Posso dizer que é bem difícil, principalmente se estamos tratando de crianças. Uma criança tem me buscado como exemplo e tem encontrado em mim muitas falhas.
Essa pessoa me diz e me lembra das minhas falhas, essa pessoa me mostra onde tenho errado.
É até engraçado dizer, mas sou adulta e estou sendo cobrada por uma criança. Sou adulta e tenho uma criança com uma listagem de erros que tenho cometido.
Tenho pensando muito sobre isso e até conversei com algumas pessoas, e observei o quanto isso está sendo bom.
Por ser exemplo de alguém, por ter alguém me mostrando meus erros tenho me cobrado mais. Tenho cobrado mais de mim mesma, estou tentando fazer as coisas certas e mudar as minhas atitudes.
Muitas vezes não percebemos mas a nossa atitude influência na de algumas pessoas. Não sou uma pessoa muito simpática nem amigável, e percebi que as minhas atitudes com a outras pessoas estava influênciando as dessa criança que passou a olhar para as pessoas da maneira com que eu olho. Me senti muito culpada por isso, e ainda me sinto, ela me mostrou as minhas atitudes através das atitudes dela. Doi muito ver os nossos erros sendo cometidos por pessoas que amamos, mas isso me fez tentar mudar.
E venho tentando mudar, mudar, mudar.
Percebi que quando não somos, na maioria das vezes, tudo aquilo que as pessoas esperam, mas devemos mostra-las que tentamos, devemos tentar mostra-las que tentamos e porém não conseguimos.
No momento estou tentando, não sei se vou conseguir.. mas em meio a minha tentativa de ser um bom exemplo para esta pessoa vou tentar apresentar para ela o único e verdadeiro exemplo que devemos seguir, Jesus, pois Ele sim é perfeito e não tem defeitos.
E com certeza ficaria muito feliz de vê-la seguindo os passos Dele e não os meus.
Que exemplo você tem sido?

Um comentário:

Fahad M. Aljarboua disse...

Tenho que dizer que concordo com quase todo o texto, até mesmo nas vírgulas e pontuações.. Exceto em um detalhe.. uma pequena sentença:
"Não sou uma pessoa muito simpática nem amigável"

Há menos que não seja a mesma pessoa que eu conheço, aconteceu no mínimo um excesso de modéstia..

E bem.. nunca parei pra pensar se eu era o exemplo pra alguém.. mas depois de ler me perguntei se alguém um dia se espelharia em mim..

saudades.. =*